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sábado, 31 de março de 2018

Amplificador Hartke HS 1200 BASS

Conserto do amplificador Hartke HS 1200. Esse equipamento apresentava oscilação de volume quando tocado em alta potência. Amplificadores importados como esse usam algumas peças dedicadas e feitas especificamente para o fabricante, por essa razão, aqui no brasil só o distribuidor da marca consegue importar essas peças, e como sabemos, seria no mínimo uns 6 meses de espera para recebê-las... Sendo assim, tive que reparar as peças defeituosas para consertar o amplificador.

 Foto do painel; controles de volume, tom, shape (filtro de frequência ajustável), e saídas para fones e linha. 


Sequência de fotos dos componentes internos:





Dissipador, muito bem dimensionado.


Painel traseiro; saída para caixa 8 Ohm, entrada de alimentação e o suporte do fusível.


O mais engraçado é que a saída informa que o mínimo é 8 Ohm, mas o alto falante usado é de 6 Ohm, vai entender... O bom é que para o amplificador, não há diferença.


Visão traseira do cabeçote instalado na caixa.


Entrada de ar situada na parte superior da caixa. Sinceramente, acho que só serve para acumular poeira no interior... 


Amplificador montado. Detalhe para o alto falante com o cone de alumínio.  


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Amplificador Meteoro RX-100 - SuperBass

Bem no começo desse blog, fiz uma manutenção na versão antiga para guitarra dessa linha: Amplificador Meteoro QX-200.

Esse amplificador estava apresentando zumbido e com um componente queimado em seu interior. Abaixo seguem fotos com mais detalhes:

Diferente da versão para guitarra, não há controles de reverb e drive.


Detalhe para o painel lateral.


E também é praticamente o mesmo circuito para ambos, só mudando características do filtro do pré-amplificador, e dependendo muda alguma coisa no circuito de saída. (Deveria ter tirado fotos mais detalhadas do outro, assim poderia dar certeza em relação ao circuito de saída...) 


Fonte e amplificador de saída.


Transformador.


Pré-amplificador.


Grade de proteção do alto-falante, está gasta devido a ações do tempo.


Painel montado na caixa.


Visão traseira.

domingo, 5 de novembro de 2017

Pedal DigiTech PDS-8000 Echo Plus

Conserto do pedal PDS-8000 Echo Plus, tesouro perdido de meados dos anos 80. Ele consegue um atraso total de 8 segundos com uma resolução de 8 bits, para a época se tratando de um equipamento de áudio digital, era uma maravilha.
O cliente, que deve ter adquirido o equipamento naquela época mesmo, o entregou informando que já fazia anos que o pedal não ligava mais . E realmente, o defeito inicial dele era esse, que foi fácil de resolver, mas ele ainda apresentava outro defeito, o sinal com efeito estava inoperante mesmo o circuito estando em funcionamento. Defeito chato que custei um pouco para resolver....

 
 Visão interna da caixa sem a placa.  

Visão inferior da placa.

 

Vista superior.

 
Detalhe para os potenciômetros Alpha. Nessa época eles eram feitos nos USA, e mesmo com 30 anos, só bastou uma limpeza para ficarem como novos

 
Olha o carimbo que não me deixa mentir.

 
Detalhe para o circuito lógico. O legal desse equipamento é que todo o processamento é feito com CI's discretos, diferente do BOSS DD-2 que é da mesma época é usa um processador dedicado para todo o processamento.  Vejam nessas fotos: BOSS DD-2 vista inferior, e BOSS DD-2 vista superior.


Esse CI 411024 é a memória RAM dinâmica. Não achei nenhuma informação sobre, o que sei é que somente os pedais da DigiTech as usavam.

 
NE570N, famoso 'Compador' usado tanto em pedais de modulação analógicos e digitais.
É o responsável por condicionar os sinais de entrada e saída.

 Em destaque um MC14559, mais duas redes resistivas LA10502 (8 Bit R-2R Ladder, 5kOhm 1%). A conversão AD/DA desse pedal é feita tanto MC14559 + LA10502 para AD, e HEF4094 + LA10502 para DA.


Aqui o pedal encontra-se pronto e com o atraso devidamente ajustado.


Leds de indicação Efect e Infinite Repeat; controles de Delay Time, Regen, Mix e volumes de Input e Output; mais duas chaves de Range de Tempo 500ms, 2s e 8s; e modos Normal, Trigger e Sampling.
Mais detalhes consultem o manual: DigiTech_PDS8000_echoplus_manual.pdf.


Jack de saída.


Jacks de entrada, Trigger Input (para sincronismo externo do modo Infinite Repeat), e entrada para fonte.


Parte inferior


Detalhe para a etiqueta que está intacta. 


Será que sobrevive mais 30 anos? Creio que sim, se fosse um modelo novo não teria tanta certeza...

 

sábado, 26 de agosto de 2017

Amplificador Borne Vorax 12100

Conserto do Borne Vorax 12100, amplificador usado em estúdio e estava com defeito intermitente de totalmente mudo para um zumbido sem controle, defeito comum para o tipo de construção...

Transformador


E isso é tudo que vemos ao retirar o "cabeçote" da caixa...


Placa onde situa-se a fonte e o estágio de saída. E origem do defeito, que nessa foto, já estava reparado.

Apesar de estar especificado como um amplificador de 100Wrms (Vejam no site: Vorax-12100), esse amplificador realmente fornece 50Wrms para os 8 ohms de carga do alto-falante. Isso se deve pelo fato do fabricante usar a especificação 'MusicPower' do integrado usado como amplificador de saída. Comparem as especificações no datasheet: TDA7294.


Placa do pré e equalizador passivo. Vejam que há uma fonte dedicada para esse circuito igual ao estágio de saída. 

Tive que fazer um "ajuste" para o controle de ganho, pois o canal limpo estava distorcendo demais...

Botão de power e conector RCA para entrada de áudio auxiliar. Tudo bem feito com cola quente pela Borne...


Sequência de fotos com detalhes do painel traseiro:




E o painel frontal:

Dois knobs perderam o revestimento de borracha.


Alto-falante.


Precisei dar um tapa no corino branco. Está pronto para outra.



domingo, 6 de agosto de 2017

Amplificador para ContraBaixo Hartke HA2500

Conserto do amplificador Hartke HA2500 que estava com o típico zumbido de 120Hz advindo de curto circuito em alguma linha da fonte de alimentação, mas o atípico nesse caso, é que o curto não era causado pelo circuito de saída como é comum acontecer.

Nessa foto está o amplificador de saída; a fonte no seu estágio não regulado; e a placa com as saídas para as caixas, direct out e send/return. 


Detalhe para os transistores de potência. 


Placa do pré-amplificador, mais o estágio regulado da fonte.


Lado onde é situado a fonte simétrica para alimentação do circuito de pré-amplificação.


E aqui a outra parte com o restante do circuito de pré, circuito onde estava a causa do defeito citado a cima. 


Transformador


Painel traseiro.


Cooler, saída de linha balanceada, send e return para inserir efeitos, e duas saída para caixas somando no mínimo 4 Ohm de impedância. Gostei das funções aplicadas a saída de linha, como elevação de GND e uma chave para seleção de antes ou depois da seção de equalização, isso para gravação em estúdio é uma mão na roda . Vejam mais detalhes no manual: HA2500_ownman_v1_2.pdf


Entrada de rede e algumas especificações. Vejam que além do selo da Comissão Européia CE, há também um N382, que ao meu ver, está relacionado a referência de materiais usados, talvez seja a certificação sobre a fabricação sem chumbo. Outro detalhe é o "Made in China", mesmo a Samson/Hartke sendo americana, é a china dominando tudo... 


Painel frontal. Entradas passiva e ativa, Volume A (Emulação de pré-valvulado), e volume B (estado sólido), compressor e um equalizador gráfico de 10 bandas. Está faltando o knob do pot de 8kHz, não achei em lugar nenhum um parecido...


Traçador de nível com controles para baixas e altas frequências (devem ser ajustados em conjunto com o equalizador), volume master, adesivo da banda União Rasta e chave power. 


Pronto para outra, vejam pelos suportes laterais que esse amplificador é usado em rack.