Descrição

sábado, 29 de julho de 2017

Restauração Multímetro Analógico Simpson 260 série 3

Pensando em sempre ter equipamentos de alto padrão para minha bancada, adquiri dois desses multímetros sucateados para restauração no mercado livre, pois não teria condições de comprar um novo devido ao alto valor de venda...
Um deles é o Simpson 260 série 3 do final dos anos 60, que é o que mostrarei nesse post, e o outro é um 260 série 8 modelo recente (anos 2000). Primeiramente comprei o série 3 com intenção de restaurá-lo, mas como seu galvanômetro estava destruído, e seria inviável repará-lo, acabei comprando o série 8 para aproveitar o galvanômetro para o série 3. Como ambos eram sucata, gastei 5 vezes menos comparando com o valor de um novo.

Na sequência de fotos abaixo, vejam a situação que estava a placa do equipamento.




Nessa foto está os componentes descartados da placa. Os resistores estão alterados devido ao tempo, quase 50 anos; o potenciômetro foi corroído por oxidação, mesma oxidação que tive que tirar da placa; um diodo de germânio aberto; e o capacitor (maiorzinho da foto), está rachado. 


Isso aqui é o que um dia foi o galvanômetro... Mas foi bom, pois o taut band do série 8 é bem melhor que esse, e deu uma cara mais nova ao multímetro.


Essa é a placa com a serigrafia da escala do série 3, apesar de estar bem apagada, resistiu bem ao tempo.


Aqui está a placa já restaurada. Todos os resistores com termo retrátil foram trocados ou corrigidos por associação. O potenciômetro é um novo adaptado com o eixo do antigo.



Visão interna da caixa superior, além de limpá-la, tive que adaptar os contatos das pilhas com laminas de cobre. 


Placa instalada na caixa. Vejam que adaptei um pot e dois diodos para proteção do galvanômetro. Foi necessário incluir esse circuito, pois o galvanômetro taut band funciona de forma diferente do antigo. 


Detalhe para os resistores de alto valor que fazem parte das faixas de 5000V AC e DC. Estão abaixo da placa. 


Esse é o galvanômetro do série 8, um baita upgrade para esse multímetro. Vejam que diferente da placa antiga, nessa há uma faixa espelhada para corrigir o erro de paralaxe na leitura das medidas. 


Caixa inferior e alça para transporte.



Tampa de proteção do galvanômetro instalada. Detalhe para o parafuso do ajuste de zero do ponteiro. 


Aproveitei os knobs de zero ohms e seletor de AC/DC do série 8, somente deixei original o knob seletor das faixas, pois além de estar em melhor condição, esse formato de "cabeça de galinha" dá um charme. 


Todos os bornes estavam sujos e oxidados. Vejam o resultado abaixo, deu um trabalhão limpá-los...


Agora tenho uma ótima ferramenta para medir semicondutores, verificar linearidade de potenciômetros, e tendência de oscilações de sinais diversos. 



19 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente blog: dinâmico, didático, muita coisa interessante.

    O primeiro multímetro que conheci foi um Simpson, em 1985, não tenho certeza se era esse o modelo, porém segue essa linha, daquele tempo em que se fabricava para não dar problema ao usuário, com qualidade acima de tudo. Parabéns pela aquisição e reforma/atualização!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você viu um da série 5 ou 6. Obrigado pelo seu comentário, Kraft!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Infelizmente não tenho Amarildo... Você terá que procurar um profissional para reparar o seu defeituoso.

      Excluir
  3. Vc conhece alguém que faça este tipo de manutenção?

    ResponderExcluir
  4. voçe tem o galvanometro do multimetro da icel kaise mod sk 100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com vendas de peças, e nem com reparo de galvanômetros. Tente recuperar o seu, ou na LCV Instrumentos, ou na Efatá Instrumentos.

      Excluir
  5. Olá amigo , possuo um analisador de motores Sun CP-7660 que está com os dois galvanometros D'arsonval inoperantes . É possivel o reparo ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Yuri! Tente nas duas empresas que cito no comentário acima.

      Excluir
  6. Eu tenho um Sawna 460-ed, que precisa de um conserto você teria condições de realiza-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Você pode tentar com essas duas empresas: LCV Instrumentos ou na Efatá Instrumentos.

      Excluir
  7. Boa noite possuo o Simpsons 260 série 7 , com falha nas escalas X1, X100 ,AC 250V,tem ideia de valor para reparo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Leia a resposta acima...

      Excluir
    2. Campeão boa noite ,esse defeito é só trocar p resistor de fio enrolado 0.47R e aí a mágica, acontece com o multimetro aberto a parte de trás ele fica em cima do potenciometro do ajuste de 0 ohms ele e de com preta ,um forte abraço seja feliz.

      Excluir
  8. Tenho um Hioki AS100D precisando de um trampo desse aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não trabalho com reparo de galvanômetros e multímetros. Mas você pode tentar na LCV Instrumentos, ou na Efatá Instrumentos. Ass. José Elizon

      Excluir
  9. Bom dia, estudo eletrônica e ganhei um vtvm da Heathkit modelo v7.a em bom estado conservação, porém à bobina móvel está aberta, o amigo faz esse tipo de reparo ou teríamos outra alternativa pôr conta de sua orientação. Segue o e: mail pra contato estudante.hd@gmail.com desde de já obrigado pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Só realizo esse tipo de reparo para os meus equipamentos. Mas você pode tentar com a empresa Efatá Instrumentos, procure no Google. Sei que eles fazem reparo em galvanômetros.

      Excluir