Descrição

segunda-feira, 18 de março de 2019

Caixas multimídia Microlab B-77

Adquiri essas caixas multimídia da Microlab B-77 defeituosas em um site de compra e venda famoso. Minha intenção foi consertá-las para ter uma referência sonora em bancada. Óbvio que esse sistema de caixas não é para uso como referência fiel de áudio, e nem preciso delas para isso, pois utilizo instrumentação específica para analisar esse tipo de sinal.

Foto sem a proteção dos speakers.


Basicamente, o defeito do equipamento é que ele não liga, defeito comum dessa linha de caixas da Microlab.
Muitos técnicos desistem de arrumar esse equipamento por ele ser de baixo custo (eu mesmo recuso esse tipo de equipamento para conserto), ou para não "perder tempo", adaptam outra fonte no lugar, isso quando acham...

Abaixo está a fonte, circuito causador do problema...


Pelo código, posso deduzir que essa fonte é usada em vários modelos da Microlab


O problema dessa fonte foi gerado pelo driver PWM, a entrada VCC entra em curto com o GND quando é energizado. Identifiquei qual chip é pelo code JEDEC, mas não achei nem fora do Brasil para comprá-lo... A solução foi caçar um similar e adaptar o circuito, e ainda bem que o achei no mercado nacional.

Funcionou muito bem, +15V e -15V livres de ruído e sem perda com carga. 

O antigo dono na tentativa de arrumar a fonte, fuçou nela inteira... 

Placa de entrada e pré amplificador.


Placa do circuito amplificador de saída. O manual informa a potência máxima de 48W RMS, mas olhando o datasheet do TDA7265, sabemos que rende na realidade uns 20W RMS no máximo.


Detalhe para a plaquinha abaixo do alto-falante, ali está o potenciômetro de volume.


Alto-falante e tweeter.


Parte traseira da caixa slave, passiva que compõe o par. 


Parte traseira da caixa master, onde situa-se a eletrônica.


Detalhe para o painel.


Caixas com as proteções dos speakers.


Visão traseira das duas juntas.


30 comentários:

  1. qual o ci que usou na adaptação do driver de PWM? não consegui encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, como é relatado no post, usei um similar direto usando como base as informações contidas no datasheet do original.

      Excluir
  2. Olá amigo, estou atras de uma placa principal para o modelo: M-800 2.1, por acaso teria como você revender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Tiago! Tente ver com o distribuidor da MicroLab, Windys Comércio e Informática.

      Excluir
    2. Conseguiu encontrar a placa para a M-800? Também estou precisando. A Windys não possui mais peças para esse modelo.

      Excluir
  3. Tenho um microlab B-77 em casa e não liga. Pelo visto é o drive. Como faço para enviar a placa para você consertar para mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite 54FÊNIX. Você fez algum teste para constatar que o problema está na fonte? Como você deve ter lido nesse post, devido ao valor de venda desse equipamento, talvez não compense a você fazer a conserto do seu. Para fazer contato mais rapidamente comigo, envie uma mensagem por aplicativo pelo telefone descrito no cabeçalho do blog.

      Excluir
  4. Ola, a fonte da minha ja era. N sai nada pelos 3 fios de output da placa. Como faço pra saber se foi esse driver pwm? E o chip no dissipador? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo! Para saber, leve o equipamento para diagnóstico do defeito com um profissional experiente.

      Excluir
    2. Pelo valor q pedem mais facil jogar no lixo

      Excluir
    3. Equipamento de baixo custo é assim, o barato sempre sai caro...

      Excluir
  5. Olá! No mercado livre tem fontes chaveadas de 12V 5A. Eu posso substituir direto essa fonte ou precisa de alguma adaptação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício, você precisaria de duas fontes, além de um circuito 'soft start' para fazer a adaptação, e ainda não ficaria bom pois essas fonte são ruidentas... Pelo valor dessa caixa, o melhor mesmo é comprar uma nova.

      Excluir
    2. Olá!
      Acabei de instalar uma fonte de 12v 5a. Regulei para 13,8v e instalei no lugar da original e tudo está funcionando normalmente.

      Abs!

      Excluir
    3. Olá Fabrício! Esse equipamento usa uma fonte +15V e -15V para operar normalmente... Estou curioso para saber onde você referenciou o GND dessa fonte 12v? Não me diga que você é técnico em eletrônica, por favor...

      Excluir
    4. Legal quando a gente omite informação,né? O troco vem rapidão.

      Excluir
    5. Luiz Fedora, se está se referindo a "adaptação" que o Fabrício fez, sinto muito em lhe falar, mas é óbvio que o equipamento não funcionará corretamente...

      Excluir
  6. Onde posso comprar o CI da fonte Microlab?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer loja especializada em vendas de componentes que tiver ele disponível...

      Excluir
  7. Olá Elizon, você sabe me dizer se existe algum Ci equivalente ao que deu problema? Pois aconteçeu a mesma situação comigo, Modelo do Ci LE63, essas caixa de som feita pra dar problema. Acho que vou ter que colocar duas fontes +15-15kk esse Ci é dedicado por isso não tem a venda e é por esse motivo que queria sabe se tem algum Equivalente, pois vou ter que gastar 60 reais mais ou menos pra conseguir arrumar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos! Esse chip não é dedicado, peço que você leia o post e os comentários...

      Excluir
  8. Parceiro pelo que eu vi na Internet, youtube o substituto que funcionou bem foi AAHBD ou AAHDD e também o 63A23, o problema é que não encontro na WEB para comprar e na cidade em que eu moro não tem.E o meu monitor MICROLAB 77 está parado. Espero ter ajudado. Muita paz para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 54Fenix! Esses chips tem funcionamento parecido com o original, mas não são os similares corretos para substituição. Funcionar vai, mas o clock e o sense ficam um pouco fora, basicamente afetando a regulação da fonte.

      Excluir
  9. Olá amigo, tenho um monitor da Microlab modelo B72
    E gostaria de uma ajuda quanto ao que poderia estar acontecendo. Ela está com um probleminha em que liga, acende o led e desliga logo depois... Dependendo do problema eu pensei em utilizar um amplificador externo e converter esse sistema em duas caixas passivas, eo que acha? Se puder me ajudar com esse problema eu agradeço muito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Alex! Não entendi muito bem qual tipo de ajuda você precisa, se quer arrumar, ou se quer adaptar...

      Excluir
  10. Tenho ela e queria ligar um sub de 4 polegadas e 4 ohms. Tem como adaptar? Se sim como faz? Me ajuda

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu amigo! Eu tenho uma caixa microlab B77-bt e de repente ela parou de funcionar em linha, nunca utilizei ela via bluetooth, mas nem o bluetooth etá funcionando! Vc pode me ajudar? Veja o vídeo que eu fiz do defeito: https://www.youtube.com/watch?v=vmSqSiPuSxU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo! Entre em contato com o distribuidor da marca aqui no Brasil: http://www.windys.com.br/suporte/

      Excluir