Descrição

sábado, 26 de agosto de 2017

Amplificador Borne Vorax 12100

Conserto do Borne Vorax 12100, amplificador usado em estúdio e estava com defeito intermitente de totalmente mudo para um zumbido sem controle, defeito comum para o tipo de construção...

Transformador


E isso é tudo que vemos ao retirar o "cabeçote" da caixa...


Placa onde situa-se a fonte e o estágio de saída. E origem do defeito, que nessa foto, já estava reparado.

Apesar de estar especificado como um amplificador de 100Wrms (Vejam no site: Vorax-12100), esse amplificador realmente fornece 50Wrms para os 8 ohms de carga do alto-falante. Isso se deve pelo fato do fabricante usar a especificação 'MusicPower' do integrado usado como amplificador de saída. Comparem as especificações no datasheet: TDA7294.


Placa do pré e equalizador passivo. Vejam que há uma fonte dedicada para esse circuito igual ao estágio de saída. 

Tive que fazer um "ajuste" para o controle de ganho, pois o canal limpo estava distorcendo demais...

Botão de power e conector RCA para entrada de áudio auxiliar. Tudo bem feito com cola quente pela Borne...


Sequência de fotos com detalhes do painel traseiro:




E o painel frontal:

Dois knobs perderam o revestimento de borracha.


Alto-falante.


Precisei dar um tapa no corino branco. Está pronto para outra.



26 comentários:

  1. Bom dia Amigo, pode me ajudar e passar quais tensões de secundário deste transformador o B-09 USB. Estou com um queimado aqui e não tenho esquema técnico. Tambem não teria ele para vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rogério! Já verificou se foi o primário ou o secundário do trafo que queimou? Dependendo há mais defeito em seu amplificador... Mas se o problema é somente o trafo, leve-o para um profissional para recondicioná-lo.

      Excluir
  2. Obrigado pelo retorno, ja verifiquei a saída e queimou também. O secundário que esta em curto algumas voltas. Aqui na minha região é difícil mandar enrolar. Por isso se souber as tensões de saída do trafo ja ia me ajudar bastante. De qualquer forma agradeço a ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rogério, você está com dúvida na parte mais fácil do problema... Esse trafo tem duas saídas simétricas no secundário, ou seja, uma é para a parte regulada que alimenta o pré, e a outra é a parte que alimenta o TDA, analise o datasheet do TDA e veja quais zenes são usados na fonte, simples.

      Excluir
  3. boa tarde, sei que é chato, mas se possivel voce poderia passar o que fez com o ganho? pois tenho um combo igual a esse e ele distorce com o volume baixo, e pra ele dar os 100w teria que modificar muita coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, para saber como "aumentar a potência", leia o datasheet do TDA usado nesse amplificador. Sobre o ganho, analise o relação entre sinal de entrada e saída do Amp-op, assim você saberá se altera o controle de ganho, ou se aumenta o valor do atenuador de entrada.

      Excluir
  4. Amigo poderia me dizer o valor dos resistores que ficam atrás do input do amplificador,eu tenho um igual e queimou o canal de entrada dele e não tenho os valores do circuito dele,poderia me dar uma ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite "Anônimo"... Infelizmente não tenho os valores desses resistores anotados. O que dá para você fazer, é, procure um técnico experiente que possa redimensionar o circuito de entrada para você.

      Excluir
  5. Boa noite meu amigo, vc teria o diagrama das placas desse amplificador, ou se o amigo poder me enviar o valor do resistor R1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Josimar! Não há esquema para esse amplificador disponível, mas sua dúvida é muito simples de resolver. Se o R1 que você está no circuito do TDA, basta você consultar o datasheet do mesmo é comparar com o circuito de aplicação.

      Excluir
  6. bom dia !
    por acaso vc não tem o botão do equalizador do cabeçote da hartke ha 2500 eu perdi um se vc tiver para vender ou souber onde posso encontrar agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Nei! Entre em contato com a Equipo, que é o distribuidor da Hartke aqui no Brasil.

      Excluir
  7. opa caro. tudo bem? eu to com uma duvida bem idiota na verdade. gostaria de saber como remover essa parte do circuito... tirei os parafusos, mas ela não saiu. queria abrir so pra enroscar a parte da saída de 9v pra os pedais hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Avraham! Nessa altura (depois de dois dias que você fez a pergunta...), você já deve ter aprendido como retirar o circuito da caixa.

      Excluir
  8. Tive o mesmo problema e não consegui remover essa parte do amplificador

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!comprei um amplificador desses usado, mas têm dois fones de "10 e já sabia que estava com mal contato nos potenciometros, por curiosidade abrir e vi que alguns estão com a solda folgada e que o do grave está com uma falha no circuito e que foi feita uma ponte por fora. Aqui é difícil alguém pra consertar isso. Vc teria uma placa dessas pra vender ou o esquema do circuito pra impressão. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André! Não trabalho com venda de peças, e também não tenho o esquema para lhe passar.

      Excluir
  10. Boa tarde !!!
    Tenho um cabeçote Borne Gladiador 1200 a placa fonte tem que refazer outra placa as trilhas está todas danificadas ,você faz outra placa ou conserta a mesma ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Geralmente faço o reparo da placa, mas depende da situação que a mesma está...

      Excluir
  11. Boa noite jovem. Peguei um borne Evidence 150 que passou por um "papoco" de luz segundo o cliente e queimou o TDA 7294 e os eletrolítico da placa de saída tufaram. Troquei tudo, voltou a funcionar e o cliente levou, e foi tocar em um show. Tocou durante uns 40min, e o amp parou. Ele desligou e quando ligou já na casa dele, o amp fez o zumbido de saída em curto e ele trouxe o amp de volta alegando o mesmo defeito. Ao ligar na lâmpada série, a mesma acendeu e depois de algumas medições, percebi que o primário e o secundário do trafo estavam com valores muito baixos: 110V: 19,4 Ohms ; 220V : 20,8 Ohms; alimentação do pré: 1,1 Ohms; alimentação saída: 1,9 Ohms. Tenho pouco experiência na área de manutenção eletrônica, mas acho que esse trafo tá condenado. Que você acha? Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Nilteomar! Creio que você pegou o valor do primário 110V incorretamente... Fora isso, os valores estão coerentes, e é bem improvável que esse trafo esteja ruim. O mais provável que aconteceu, foi que você deixou algum defeito passar, e com o uso do cliente por 40min, acabou abrindo o bico. Vai ter que dar garantia...

      Excluir
  12. Boa noite! Poderia por favor me orientar? O cabo de energia do meu ampli arrebentou um dos cabos que vai na rede alternada. O cabo que ficou foi o que vai direto no fusível e posteriormente a chave liga e desliga, o outro que eu precisava saber onde soldo, pois abri mas realmente não consegui identificar onde soldar esse cabo marrom. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Creio que se você ampliar a primeira foto dessa postagem, já é o suficiente para lhe ajudar...

      Excluir
  13. Você tem a foto da placa do lado traseiro, pois a minha estar com um risco , na trilha quero saber se é normal

    ResponderExcluir