Descrição

sábado, 16 de maio de 2020

Desamassar a tela de proteção da bobina de um alto falante

Recentemente peguei um monitor da Samson para conserto com as telas de proteção das bobinas do tweeter e do alto falante amassadas, como demonstra a foto abaixo.


Por incrível que pareça, é a primeira vez desde quando comecei com o blog que aparece um alto falante desse modo. Então resolvi fazer um post demonstrando o modo que faço para desamassar a proteção.


Ao contrário dos modos comuns que são demonstrados no YouTube e por ai a fora (pelo menos até a data desse post, sempre tem gente querendo visualizações para o seu canal...), eu uso um bastão de cola quente.

Primeiro faça a limpeza da proteção (álcool isopropílico é uma boa pedida), depois derreta a ponta do bastão e cole-o a proteção, igual a foto acima. Para acelerar o endurecimento da cola, usei um secador de cabelo como soprador, claro que sem o aquecimento.


Após a secagem da cola, puxe o bastão para cima com calma até a proteção voltar a forma original.

 Ai vocês me perguntam; "e como vou descolar o bastão sem danificar a proteção?".

Nem todos sabem que a cola quente se contrai facilmente quando submetida a fluidos refrigerantes (Fique claro que não estou falando de bebidas refrigerantes...), a exemplo do álcool isopropílico, que foi exatamente o que usei. Ou seja, basta colocar o álcool na região onde o bastão está colado que ele irá soltar facilmente. Sprays aerossóis como o 'Limpa contato' ou similares, também podem ser usados, pois são armazenados sob alta pressão e quando liberados saem frios devido a pressão do ambiente ser menor.
NUNCA USE fluídos oleosos, tipo WD40 que só vai servir para fazer sujeira... Spray congelante também pode ser usado, mas é uma opção bem cara.  


Vejam que ainda ficaram algumas marcas rebaixadas na proteção. Eu poderia fazer o mesmo processo para cada uma, mas só ia ter trabalho e mesmo assim não iria ficar 100%.

Fiz a limpeza também usando o álcool isopropílico (gosto dele porque evapora rápido e não deixa resíduos), depois finalizei com graxa de silicone.


Vejam o processo finalizado.


Fiz o mesmo processo para o tweeter. Como o material não é a base de celulose como o do alto falante (provavelmente é folha de titânio), as marcas ficaram mais evidentes, mas bem melhor que antes.


Foto após a finalização do conserto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário