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domingo, 3 de junho de 2018

Sistemas sem fio Shure UT4 e T4N

Esses dias recebi dois sistemas sem fio da Shure para conserto, os obsoletos UT4 e T4N, tantos os receptores e os transmissores.

A primeira sequência de fotos é do UT4, esse conjunto passou duas vezes por manutenção em outras assistências, e uma delas era autorizada, e essa mesma assistência colocou WD40 ( devia ser para desengripar a cabeça de quem usou...), na placa do receptor na tentativa de conserto... E mesmo passando duas vezes por manutenção, o sistema funcionou por pouco tempo e depois parou...

Abaixo segue três fotos do circuito responsável pela recepção do sinal.




Restante da placa com os circuitos demodulador, condicionador e amplificador.


Circuito regulador da alimentação. 


Dois LA1145, ou esse receptor trabalha com duas IF, ou cada CI é dedicado para uma antena.


Painel frontal, leds indicadores, controle de volume e antenas.


Painel traseiro, entradas balanceadas P10 e XLR, chave de seleção Line/Mic, ajuste Squelch e entrada da fonte de alimentação. 


Visão traseira do módulo transmissor.


Visão frontal.


Painel, entrada XLR mini, chave MUTE, leds de indicadores de ativo e bateria fraca, chave de atenuação -20dB e chave power.


*

Já no sistema T4N, somente o módulo transmissor estava com mau contato. Como pode ser visto na foto abaixo, esse equipamento é mais simples que o UT4. 


Ele usa somente um LA1145 como demodulador.


Circuito de recepção.


Detalhe para o microcontrolador PIC12C672, provavelmente trabalhando no controle da sintonização.


Circuito regulador.


Fotos da placa do módulo transmissor. 



Visão frontal.


Visão traseira.


Painel, led de bateria fraca, chave MUTE, chave e led indicador de power. 


Painel frontal do módulo receptor, praticamente igual ao do UT4, mas as antenas do T4N são de alumínio. 


Painel traseiro, e a única diferença do UT4, é que não tem a chave de seleção de Line/Mic. 




domingo, 27 de maio de 2018

Teclado sintetizador Nord Piano 2 HP

Manutenção do teclado sintetizador Nord Piano 2 HP. Esse teclado é de fabricação Sueca, e podemos dizer que ele segue uma linha 'Hi-End'. O cliente o trouxe para conserto reclamando que a tecla C2 estava inoperante.


Placa principal.


Bem a esquerda está o circuito de saída para headphone e caixas, e ao meio está o circuito de processamento de sinal.


E no centro da foto e a direita da placa está o circuito de processamento central e controle.


Circuito de fonte de alimentação.


Estrutura das teclas, esse teclado emula fielmente um teclado de piano, até pelo peso e dinâmica das teclas. 


No circuito que trabalha com as teclas há uma memória serial, provavelmente deve atuar quando o teclado trabalha dividido entre piano e sintetizador. 


E aqui está a etiqueta do fabricante desse conjunto de teclas, nome FATAR e a fábrica é na Itália.

Segue o link para mais informações desse teclado: http://www.fatar.com/Pages/TP100LR.html , bem interessante a construção.

Placa do painel.


Em destaque está a placa do display.


Pedal de sustentação.


Painel de controle.


Display e controles masters, controles do piano e sample do sintetizador, mais dois módulos de efeitos de modulação.


Depois vem os controles de Delay, equalizador, amplificação/compressão e Reverb.


Logo com o modelo no painel.


Painel traseiro, entradas para pedais de volume e sustentação, entrada USB, entrada e saída para controle MIDI, entrada para monitor, e saídas para caixas e headphone.


Botão de power, entrada de alimentação, etiqueta de número de série e informações.


E novamente o logo do modelo no painel traseiro.


Linda peça, tocabilidade e sons excepcionais.



sábado, 31 de março de 2018

Amplificador Hartke HS 1200 BASS

Conserto do amplificador Hartke HS 1200. Esse equipamento apresentava oscilação de volume quando tocado em alta potência. Amplificadores importados como esse usam algumas peças dedicadas e feitas especificamente para o fabricante, por essa razão, aqui no brasil só o distribuidor da marca consegue importar essas peças, e como sabemos, seria no mínimo uns 6 meses de espera para recebê-las... Sendo assim, tive que reparar as peças defeituosas para consertar o amplificador.

 Foto do painel; controles de volume, tom, shape (filtro de frequência ajustável), e saídas para fones e linha. 


Sequência de fotos dos componentes internos:





Dissipador, muito bem dimensionado.


Painel traseiro; saída para caixa 8 Ohm, entrada de alimentação e o suporte do fusível.


O mais engraçado é que a saída informa que o mínimo é 8 Ohm, mas o alto falante usado é de 6 Ohm, vai entender... O bom é que para o amplificador, não há diferença.


Visão traseira do cabeçote instalado na caixa.


Entrada de ar situada na parte superior da caixa. Sinceramente, acho que só serve para acumular poeira no interior... 


Amplificador montado. Detalhe para o alto falante com o cone de alumínio.  


quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Amplificador Meteoro RX-100 - SuperBass

Bem no começo desse blog, fiz uma manutenção na versão antiga para guitarra dessa linha: Amplificador Meteoro QX-200.

Esse amplificador estava apresentando zumbido e com um componente queimado em seu interior. Abaixo seguem fotos com mais detalhes:

Diferente da versão para guitarra, não há controles de reverb e drive.


Detalhe para o painel lateral.


E também é praticamente o mesmo circuito para ambos, só mudando características do filtro do pré-amplificador, e dependendo muda alguma coisa no circuito de saída. (Deveria ter tirado fotos mais detalhadas do outro, assim poderia dar certeza em relação ao circuito de saída...) 


Fonte e amplificador de saída.


Transformador.


Pré-amplificador.


Grade de proteção do alto-falante, está gasta devido a ações do tempo.


Painel montado na caixa.


Visão traseira.