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sábado, 7 de janeiro de 2017

Gerador de funções MFG-4201/EGC-3230 - Minipa/ESCORT

Esse gerador de funções foi adquirido de um rolo em outro equipamento que tinha, pois precisava de um gerador de sinais melhor, e sempre quero melhorar o processo e a qualidade do serviço que presto.
Esse equipamento era comercializado pela Minipa em parceria com a ESCORT Instruments de Taiwan, parceria que durou até meados de 2008 quando a ainda Agilent/HP (hoje Keysight, também do grupo HP), comprou a fábrica da ESCORT e ficou com os direitos sobre os produtos. Para mais informações, leiam em:  www.agilent.com/about/newsroom/presrel/2008/10jun-gp08008.html.

Mas como nada é perfeito, assim que chegou o verifiquei e constatei que precisava de uma revisão e ajustes, pois estava cheio de mau contato, a onda senoidal estava apresentando distorção, e a amplitude dos sinais estavam fora de especificação. Vejam na foto abaixo:


Esse equipamento é de ótima qualidade (não é a toa que a Keysight comprou a fábrica), sempre que aparecia um para manutenção, os defeitos sempre eram simples de solucionar.
É pena que a Keysight tirou todos os modelos de geradores da ESCORT de linha quando adquiriu a fábrica, mas fica claro o motivo se compararmos com os geradores que a Keysight  tem em linha.
Quem tiver curiosidade de conferir a linha de geradores da ESCORT, acessem esse link: Escort_Function_generator.pdf. E o mais interessante é que mesmos obsoletos, ainda são achados para compra, principalmente fora do Brasil, claro.


Detalhe do circuito atenuador de saída, e seleção entre contador e gerador.


Amplificador de saída a esquerda, e abaixo as chaves para seleção de formas de onda e range de frequência.


Integrado ICM7216DIPI responsável pelo circuito contador de 10MHz. Detalhe que esse é um contador para 8 dígitos, mas o equipamento usa somente 6 dígitos... Talvez pelo fato de ser especificado em 20ppm.  


Fonte reguladora de 15,6V simétricos, e no canto direito quase não aparecendo, um regulador de 5V para alimentação do contador. 


E esse é o circuito gerador da onda senoidal, onda que serve de referência para ser geradas as ondas triangular e quadrada. 


Potenciômetros e chaves para controle das funções geradas pelo equipamento. 


Detalhe esquerdo do painel.


Detalhe direito; vejam os BNCs da saída principal, TTL/CMOS; e os de entrada para contagem de sinal externo, e do VCF (Frequência controlada por tensão).


Tampa inferior da caixa e alça de apoio.


Tampa superior, vejam a mancha marrom parecendo queimadura. Também pelo número de série, esse equipamento deve ter no mínimo uns 12 anos, era óbvio que o plástico ia levar pau...


Painel traseiro.


Em funcionamento depois da revisão e ajuste. Está gerando 1kHz senoidal 10Vpp.


Vejam como a onda está bem diferente do que estava. Foi usado carga de 50ohm conforme especificado. 


Mesmas condições com onda triangular.


Onda quadrada. Com esse gerador, posso verificar banda de osciloscópios de até 50MHz sem problemas, além das demais funções.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Interface de Áudio M-AUDIO Fast Track Ultra

Interface de áudio M-AUDIO Fast Track Ultra que veio para conserto. O cliente usa essa interface para gravações de arranjos em seu home estúdio, e de um tempo para cá, percebeu que os 4 canais do front estavam falhando gradativamente. E além dos canais falhando, ela ainda apresentava um desligamento de forma intermitente. 

RECENTEMENTE, peguei duas outras interfaces dessa com o mesmo problema, me parece ser um problema crônico desse equipamento. Mas conversando com um dos clientes, ficou claro que a causa é por má utilização, pois o mesmo me afirmou que por descuido trocou as entradas sem desligar a alimentação phantom power. Com isso é gerado um efeito transiente que pode danificar as entradas da interface.

Foto da PCI principal.


Foto da parte inferior.


Serigrafia com o nome M-AUDIO, código da placa e revisão.


Placa onde consta o controle de volume dos fones, os leds indicativos do Power, 48V Phanton e MIDI.


Parte inferior, vejam os dois amplificadores responsáveis pelos controles de volume das saídas de fone. 


Essa aqui é a placa da fonte reguladora interna. Essa M-AUDIO vem com uma fonte externa de 5V, e também pode ser alimentada somente pela entrada USB quando ligada ao PC.


Placas com os conectores dos 4 canais front, dois XLR, e dois XLR/P10 combo.


Conserto já pronto.


Vejam os botões para seleção de canais front/rear, e os led indicadores de nível de sinal.


Controles de nível de entrada de sinal com atenuadores de 20dB; mais um controle 'Main Output', que somente opera para os canais 1 e 2; além dos controles de volume e entradas para fones.


Painel traseiro.


No canto esquerdo há o botão de power, a entrada para a fonte externa, e a chave para o 48V Phantom (Essa função é usada para alimentar a entrada principalmente de microfones condensadores, pois precisam dessa alimentação para funcionar). No meio estão 6 saídas para periféricos, e uma entrada USB 2.0.


Depois temos saída e entrada para dispositivos MIDI, entrada e saída para dispositivos de áudio digitais; 6 entradas, sendo 4 selecionadas pelo front/rear do painel frontal; e duas conexões 'Inserts', que são especificadas para inserir efeitos externos ao sinal antes do processamento. 


Etiquetas situadas na parte inferior.


Excelente equipamento, bela saída para quem necessita de um dispositivo portátil, versátil e de qualidade.


Assistência Técnica de interface de áudio.

domingo, 18 de setembro de 2016

Amplificador Meteoro MW250 Proline Bass

Finalmente arranjei um tempinho para fazer mais esse post para o blog.
Hoje mostro os detalhes do conserto feito em um Meteoro MW250 Proline.

 Esse equipamento ligava, porém estava mudo. O cliente me informou que ele parou durante um show, onde estava por volta de duas horas ligado no talo.

 Ao abrir o equipamento já me deparo com o perigo, vejam como os jacks de saída estão próximos do dissipador do amplificador de saída. Não sei se o pessoal da Meteoro é corajoso, ou outra coisa... 


O problema do equipamento encontrava-se no pré-amplificador, onde as alimentações de placa e filamento das válvulas estavam abertas, fora algumas "recondicionadas" de solda e contatos que tive que refazer, pois a placa já tinha sido mexida por pessoal, digamos, sem experiência.
Outra coisa que acontecia nesse pré, é que o antigo dono (que tocava heavy metal), fez uma modificação para "saturar mais fácil as válvulas", e assim conseguir um nível mais alto de distorção. Claro que tive que corrigir isso também, pois o dono atual toca reggae. 

 Fonte de alimentação (placa situada no meio da foto). Esse equipamento conta com um circuito de seleção automática de tensão de rede. 


 Trafo.


 Amplificador de saída.


 E finalmente o pré.


Detalhe para a trafo e os capacitores a esquerda da foto, essa é a fonte dedicada a alimentação das placas das válvulas.


Válvulas montadas com blindagem.


Blindagem retirada.


Válvula 12AX7WA da "Sovtek"... Todo mundo sabe que essa e outras marcas são feita na china pelo mesmo fabricante da Shuguang. O que temos que ficar espertos é somente na última letra, pois é por ela que saberemos as especificações.


Amplificador montado e pronto para outra.


Bem pensada essas saídas de ar para o resfriamento das válvulas.


Como está no painel, o marketing desse equipamento está em cima do fato do pré ser um amplificador classe A valvulado. Eu nunca vi um pré-amplificador valvulado usar outra configuração que não seja a classe A. A Meteoro só pode estar de brincadeira... 


Adesivo da banda Nyahbinghi Bothers.


Apesar do anunciado 250Wrms, esse ampli tem o rendimento de 220Wrms, e acima disso, o sinal começa a clipar... 


Painel traseiro


Vejam a potência de consumo de 480W. Pela especificação dos fusíveis usados, esse equipamento deve consumir 1/4 dessa potência a mais... 


Vejam que há duas saídas para caixas de 8 ohms cada, somando 4 ohms; send e return, e saída de linha e o cooler para ventilação forçada.


Assistência Técnica de amplificador para contrabaixo.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Ruído rosa e ruído branco

Há um tempo fiz a manutenção de um antigo gerador de sinal senoidal aleatório da Bruel & Kjaer. Além de gerador de senoide e banda estreita, esse instrumento também tem as funções de ruído rosa e branco. Essas funções são muito usadas para ensaios de acústica, e para análise de vibrações de um determinado sistema.

Bruel & Kjaer type 1027, fabricação por volta de 1980. 



Pegando o gancho, resolvi fazer um vídeo para cada ruído sendo verificado no osciloscópio.


Ruído rosa

Basicamente o ruído rosa é caracterizado por uma constante banda de frequência oitavada, decaindo o sinal em 3dB a cada oitava. Reparem que no meio da tela do osciloscópio está a "frequência" de referência (podemos até chamá-la de fundamental desse sinal), que se mantêm constante (gatilhada pela amostragem do osciloscópio), enquanto as demais são mostradas em batimento pela frequência de varredura horizontal do scope. 'Deixo bem claro aqui que na verdade o osciloscópio mostra o período referente a frequência medida. Estou especificando como "frequência", somente para facilitar o entendimento.'
No decorrer do vídeo, fico alterando a amostragem da varredura para demostrar melhor as características do sinal. Nesse caso, usei 1,2kHz como referência para gerar o ruído. 


Ruído branco

O ruído branco é resultado da combinação de todas as frequências cromáticas (em teoria, pois na prática é impossível gerá-lo sem usar um banda específica), por isso ele é chamado de ruído branco, em alusão a luz branca.
 Também usei 1,2kHz como referência para gerar esse sinal e fui alternando a amostragem do scope. Vejam que ele se comporta parecido com o ruído rosa, só que a gama de "frequências" mostrada pelo osciloscópio é bem maior e com amplitude intensa.


Abaixo segue a gravação do áudio dos dois ruídos.
Eles são bem parecidos, mas há uma característica básica que os distinguem, o ruído branco soa um pouco mais agudo, e com isso se torna mais presente que o rosa. Um ouvido mais atento conseguirá distingui-los sem muita dificuldade.
 Nos 10 segundos finais de cada áudio, mudo a frequência de referência gerada de 1,2kHz para 12kHz.

Será que vocês conseguem distinguir qual é qual? Boa sorte!!!