Assistência Técnica de mesa de som digital.
Assistência Técnica de mesa de som digital.
Assistência Técnica de fonte de alimentação de mesa de som.
Assistência Técnica de amplificador para contrabaixo.
Se as informações estiverem sincronizadas e se não haver mau contato no cabo utilizado, mas ainda apresentar falha na gravação, isso significa que a interface está defeituosa, principalmente se a interface também estiver reproduzindo a falha nas saídas de linha no ato da captação.
Detalhe: Há casos que por motivos desconhecidos (eu suspeito de atualizações do sistema...), o sistema operacional não entende as informações do driver. A solução para esse caso é desinstalar e instalar o driver novamente, mas são raros os casos que isso acontece.
Já para os casos de falha de comunicação com o computador, há certos detalhes que devem ser vistos antes de entrar em contato com uma assistência técnica.
Se o computador não reconhece, ou se reconhece como dispositivo desconhecido, troque o cabo de conexão de sua interface com o computador e veja se o problema é sanado. No caso de persistir, siga o procedimento abaixo:
Tanto para interfaces que usam USB ou FIREWIRE, o procedimento é o mesmo.
Se você estiver usando sua interface conectada em um computador com sistema operacional Windows, verifique se ela aparece no 'Gerenciador de dispositivos' em 'Controladores de som, vídeo e jogos'. Se estiver aparecendo o nome do modelo de sua interface com uma exclamação amarela, ou se estiver como 'dispositivo desconhecido', desinstale o dispositivo e desconecte a interface do PC, depois reinstale a versão mais atual do driver e reconecte a interface ao computador. Se acaso o problema persistir, faça a mesma coisa em outro computador, assim por exclusão, você terá certeza que realmente o problema é causado pela interface.
Para o caso da interface não estar aparecendo no 'gerenciador de dispositivos', e você já trocou o cabo por um novo e tentou reinstalar o driver e nada, faça o mesmo procedimento em outro PC. Se no outro PC sua interface funcionar, pode haver mau contato, ou até algum problema na porta USB ou FIREWIRE escolhida para conexão no PC que apresenta o problema. Tente trocar a porta, se não adiantar, pode ser um problema mais especifico de hardware ou software do seu computador, caso você tenha um bom conhecimento de informática, boa sorte!
Já tive problemas com dispositivos que funcionavam em uma porta USB e na outra não, isso na mesma máquina (ambas as portas 2.0). Não averiguei a fundo o problema, pois para outros dispositivos, ambas as portas do computador funcionavam, vai entender... Na minha opinião, deve ser algo relacionado a largura de banda de comunicação da porta que está com falha, quando o dispositivo não exige uma banda alta, a porta funciona de boa.
Outra coisa importante, se você estiver usado uma placa PCI-Express adaptadora FIREWIRE, ou algo do tipo, certifique que a mesma está devidamente instalada e funcionado perfeitamente antes dos testes.
Para o caso de computadores Mac, o teste é mais simples:
Certifique-se com outros dispositivos se as portas FIREWIRE funcionam,
Troque o cabo,
Reinstale o driver,
se mesmo assim não funciona, obviamente o problema está na interface...
* Obs: Nos sistemas MacOS, os dispositivos que estão funcionando corretamente sempre apareceram em "Relatório do Sistema", isso sem a necessidade de instalar o driver.
CUIDADO com atualizações de sistema operacional!
Se sua interface parou de funcionar depois de atualizar o sistema, tente instalar o driver mais atual baixando no site do fabricante. Isso é difícil de acontecer, mas não é impossível, geralmente quando algo do tipo acontece, o fabricante da interface lança uma nova versão de driver para o sistema, mas se sua interface está obsoleta, é capaz que você fique na mão, pois não há interesse do fabricante em atualizar informações.
Se isso acontecer, você pode tentar usar o modo de compatibilidade para tentar instalar o driver e fazê-lo funcionar (o modo como isso é feito vai depender do sistema operacional usado).
Esse mesmo procedimento pode ser usado para interfaces antigas em sistemas operacionais recentes.
Atualização importante 14/07/23: Mesmo usando um sistema operacional antigo, porém em uma placa-mãe nova (isso para interface com tecnologia FireWire), usuários encontram bugs de driver no decorrer do uso da interface, e isso se deve por inteiração/incompatibilidade de hardware/sistema operacional/drivers, e já vi computadores antigos com sistema operacional novo funcionando plenamente com interfaces FireWire.
Isso significa que há uma inteiração entre os softwares drivers FireWire/Chipset placa-mãe, além de uma possível incompatibilidade do sistema operacional usado, e todos os três devem estar alinhados para o bom funcionamento do processo.
Pelo motivo citado acima, deixo aqui uma dica de ouro para quem usa, e ainda quer permanecer usando interfaces FireWire em sistemas Windows mais novos como o Win10 ou Win11, e até utilizando placas-mãe mais novas, isso independente do modelo do chipset FireWire da sua placa adaptadora PCI ou PCI-E.
Se você é esse caso, entre em contato com o Michel do M&H Studio (<<< clique no link para acessar a página no facebook). O Michel presta consultoria e suporte para estúdios e músicos pelo Brasil, e consegue parametrizar os sistemas Windows para rodar plenamente o driver FireWire.
Sendo assim, se você não tiver sucesso com as verificações citadas acima, procure uma assistência técnica para a devida manutenção de sua interface.