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segunda-feira, 10 de junho de 2019

Fonte de alimentação RPS11 Allen & Heath

Conserto da Fonte de alimentação Allen & Heath RPS11, fonte usada para as linhas de mesas profissionais Ml3000, Gl3800, Gl2800, Gl2400 e Gl4000. Creio que essa fonte passou pelo menos por duas tentativa de reparo fracassadas, onde fizeram uma "adaptação", digamos, desesperada...

O cliente a confiou a mim como última tentativa de repará-la, pois não achava mais ninguém para fazer o serviço.

Vejam a manutenção que fiz em uma GL4000: mesa-de-som-allen-heath-gl4000-48-canais

Etiqueta interna com a data de fabricação e teste.


Circuito retificador. 


Transformador.


Entrada de alimentação e conector Mike de saída. 


Placa.


Circuito regulador das linhas de +16 e -16 volts.


Circuito regulador do +48V do Phantom Power.


E assim que encontrei os dois circuitos de saída. Quem fez isso, estava tentando adaptar o transistor original, que é um "quase mosca branca". Além de usar componentes subdimensionados para a potência exigida, acabaram montando errado os resistores de polarização dos transistores usados...


Acabei não achando o transistor original para trocar, mas achei um similar com melhores características de dissipação. Digamos que foi um upgrade positivo para a fonte. 

Obviamente raspei o código do transistor. Únicas informações visíveis são a marca da Motorola, e o lote indicando a 26º semana de 1984. Fabricado há 35 anos!

Foto abaixo é para não restar dúvidas que há somente o transistor, sem adaptações mal feitas.


Visão interna do equipamento.


Também tive que substituir os dois suportes dos fusíveis por novos, pois os antigos estavam destruídos... 


Vista traseira.


Dissipação do circuito de saída da fonte negativa de 16 volts.


Painel traseiro, detalhe para o conector de saída Mike fêmea 19 pinos.


Dissipação da saída positiva de 16 volts.


Fotos do painel frontal:




Como nova para mais 20 anos de uso.


Assistência Técnica de fonte de alimentação de mesa de som.

sábado, 18 de maio de 2019

Amplificador de Baixo Warm Music 112 bsm

Amplificador Warm Music 112 bsm que veio para revisão e limpeza. O dono desconfiava que o amplificador estava com perda de rendimento, e por esse motivo o trouxe.


Fotos do circuito amplificador de potência.



Fonte de alimentação ao centro.


Transformador.


Circuito pré amplificador.




O engraçado, é que esse amplificador usa placas fabricadas pela Cygnus. 


Código da placa 'JCB112 Cubo 12" Estilo Monitor', não achei nenhum amplificador que usa essa referência da própria Cygnus...


Painel traseiro, esse amplificador trabalha com impedância mínima na saída de 4 ohm, mas o alto-falante que está sendo usado é um de 8 ohm.


Detalhe para o dissipador, super dimensionado para um ampli de 150W máximo.


Fotos da painel frontal.



Vista lateral, detalhe para a alça lateral.


Vista traseira.


Vista frontal.


Assistência Técnica de amplificador para contrabaixo.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Como evitar defeitos em Interfaces de Áudio/Gravação

Devido alguns posts que fiz mostrando consertos de interfaces de áudio, muitas pessoas entram em contato comigo para tirar dúvidas sobre problemas que encontram em seus equipamentos.
A maioria deles são problemas relacionados ao uso indevido do usuário, mas há ocorrências simples de resolver, como falhas de software utilizado para gravação ou no driver da interface, ou até algo mais comum, como problemas de mau contato em cabos.


Nesse post, pretendo ajudar com dicas de utilização para evitar possíveis defeitos, e também como proceder no caso de problemas de comunicação da interface com o computador.

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Dicas para evitar defeitos:

Se tratando de defeitos na parte analógica das interfaces, a primeira dica para evitar defeitos é:

Sempre zere o volume/ganho das entradas ou saídas antes de fazer/desfazer qualquer conexão.

Quando você realiza uma conexão, tanto usando plug TRS (P10) ou XLR, pode ocorrer um efeito chamado "transiente" na linha da conexão, esse efeito cria um pico de tensão elétrica em um curto período de tempo, mas é o suficiente para fazer um bom estrago no equipamento. Isso também pode acontecer quando se aciona chaves que comutam funções, a exemplo: atenuadores, troca de canais de entradas ou canais de saídas, instrumento/microfone, e principalmente a alimentação Phantom power, pois essa última coloca 48V às entradas.
Ou seja, sempre lembre de antes de qualquer mudança nos cabos e controles do painel de sua interface, zere o volume de tudo que estiver conectado, e somente ligue a alimentação phantom power com o cabo já conectado e sempre desligue-a antes de desconectá-lo. E evite usar cabos com mau contato!

A segunda dica é parecida com a primeira, mas o objetivo é evitar a queima do circuito de comunicação USB ou FIREWIRE da interface.


Desconectar e conectar o cabo de comunicação do computador sem muito critério, também pode gerar transientes que podem queimar o circuito de comunicação, mas não só isso, também pode acontecer de o "firmware/memória/boot" do chip responsável pela comunicação corromper se um processo de registro for interrompido no caso do cabo ser desconectado, ou seja, o chip não queimaria como no caso de um transiente, mas ele ficaria inutilizado caso a memória fosse corrompida.

Para evitar esse tipo de problema, principalmente quando for remover o cabo de comunicação, certifique-se que não há troca de dados entre a interface e o PC, e só assim desligue-a e depois retire o cabo.
Se sua interface for alimentada somente via USB (ou até FireWire em alguns casos), além de fechar os softwares, o ideal é certificar se não há nenhum processo "usando a interface" antes de retirar o cabo, precaução nunca é demais.

Outra dica de ouro é usar uma UPS (Nobreak) para alimentação do seu sistema de gravação, oscilações, picos e quedas de energia são os principais causadores de defeitos em interfaces, e não só em interfaces.

*

Como prosseguir no caso de falha de comunicação com o PC:

Para falhas de processamento de sinal como: ruídos ou estalos na gravação, distorções, gravação picotada e etc, verifique se as configurações de processamento do áudio que estão setadas no driver da interface estão sincronizadas com o software de gravação utilizado. Abaixo, segue um exemplo:

SAMPLE SIZE ou BIT DEPTH: geralmente é 24bit.

SAMPLE RATE: pode ser configurado de 44,1kHz à 192kHz, dependendo da qualidade de sua interface.

BUFFER SIZE: comumente configurado em 256 samples.


Se as informações estiverem sincronizadas e se não haver mau contato no cabo utilizado, mas ainda apresentar falha na gravação, isso significa que a interface está defeituosa, principalmente se a interface também estiver reproduzindo a falha nas saídas de linha no ato da captação.
Detalhe: Há casos que por motivos desconhecidos (eu suspeito de atualizações do sistema...), o sistema operacional não entende as informações do driver. A solução para esse caso é desinstalar e instalar o driver novamente, mas são raros os casos que isso acontece.

Já para os casos de falha de comunicação com o computador, há certos detalhes que devem ser vistos antes de entrar em contato com uma assistência técnica.

Se o computador não reconhece, ou se reconhece como dispositivo desconhecido, troque o cabo de conexão de sua interface com o computador e veja se o problema é sanado. No caso de persistir, siga o procedimento abaixo:

Tanto para interfaces que usam USB ou FIREWIRE, o procedimento é o mesmo.

Se você estiver usando sua interface conectada em um computador com sistema operacional Windows, verifique se ela aparece no 'Gerenciador de dispositivos' em 'Controladores de som, vídeo e jogos'. Se estiver aparecendo o nome do modelo de sua interface com uma exclamação amarela, ou se estiver como 'dispositivo desconhecido', desinstale o dispositivo e desconecte a interface do PC, depois reinstale a versão mais atual do driver e reconecte a interface ao computador. Se acaso o problema persistir, faça a mesma coisa em outro computador, assim por exclusão, você terá certeza que realmente o problema é causado pela interface.

Para o caso da interface não estar aparecendo no 'gerenciador de dispositivos', e você já trocou o cabo por um novo e tentou reinstalar o driver e nada, faça o mesmo procedimento em outro PC. Se no outro PC sua interface funcionar, pode haver mau contato, ou até algum problema na porta USB ou FIREWIRE escolhida para conexão no PC que apresenta o problema. Tente trocar a porta, se não adiantar, pode ser um problema mais especifico de hardware ou software do seu computador, caso você tenha um bom conhecimento de informática, boa sorte!
Já tive problemas com dispositivos que funcionavam em uma porta USB e na outra não, isso na mesma máquina (ambas as portas 2.0). Não averiguei a fundo o problema, pois para outros dispositivos, ambas as portas do computador funcionavam, vai entender... Na minha opinião, deve ser algo relacionado a largura de banda de comunicação da porta que está com falha, quando o dispositivo não exige uma banda alta, a porta funciona de boa.

Outra coisa importante, se você estiver usado uma placa PCI-Express adaptadora FIREWIRE, ou algo do tipo, certifique que a mesma está devidamente instalada e funcionado perfeitamente antes dos testes.

Para o caso de computadores Mac, o teste é mais simples:

Certifique-se com outros dispositivos se as portas FIREWIRE funcionam,
Troque o cabo,
Reinstale o driver,
se mesmo assim não funciona, obviamente o problema está na interface...
* Obs: Nos sistemas MacOS, os dispositivos que estão funcionando corretamente sempre apareceram em "Relatório do Sistema", isso sem a necessidade de instalar o driver.


CUIDADO com atualizações de sistema operacional!

Se sua interface parou de funcionar depois de atualizar o sistema, tente instalar o driver mais atual baixando no site do fabricante. Isso é difícil de acontecer, mas não é impossível, geralmente quando algo do tipo acontece, o fabricante da interface lança uma nova versão de driver para o sistema, mas se sua interface está obsoleta, é capaz que você fique na mão, pois não há interesse do fabricante em atualizar informações.
Se isso acontecer, você pode tentar usar o modo de compatibilidade para tentar instalar o driver e fazê-lo funcionar (o modo como isso é feito vai depender do sistema operacional usado).
Esse mesmo procedimento pode ser usado para interfaces antigas em sistemas operacionais recentes.

Atualização importante 14/07/23: Mesmo usando um sistema operacional antigo, porém em uma placa-mãe nova (isso para interface com tecnologia FireWire), usuários encontram bugs de driver no decorrer do uso da interface, e isso se deve por inteiração/incompatibilidade de hardware/sistema operacional/drivers, e já vi computadores antigos com sistema operacional novo funcionando plenamente com interfaces FireWire.
Isso significa que há uma inteiração entre os softwares drivers FireWire/Chipset placa-mãe, além de uma possível incompatibilidade do sistema operacional usado, e todos os três devem estar alinhados para o bom funcionamento do processo.

Pelo motivo citado acima, deixo aqui uma dica de ouro para quem usa, e ainda quer permanecer usando interfaces FireWire em sistemas Windows mais novos como o Win10 ou Win11, e até utilizando placas-mãe mais novas, isso independente do modelo do chipset FireWire da sua placa adaptadora PCI ou PCI-E.
Se você é esse caso, entre em contato com o Michel do M&H Studio (<<< clique no link para acessar a página no facebook). O Michel presta consultoria e suporte para estúdios e músicos pelo Brasil, e consegue parametrizar os sistemas Windows para rodar plenamente o driver FireWire.

Sendo assim, se você não tiver sucesso com as verificações citadas acima, procure uma assistência técnica para a devida manutenção de sua interface.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Caixas multimídia Microlab B-77

Adquiri essas caixas multimídia da Microlab B-77 defeituosas em um site de compra e venda famoso. Minha intenção foi consertá-las para ter uma referência sonora em bancada. Óbvio que esse sistema de caixas não é para uso como referência fiel de áudio, e nem preciso delas para isso, pois utilizo instrumentação específica para analisar esse tipo de sinal.

Foto sem a proteção dos speakers.


Basicamente, o defeito do equipamento é que ele não liga, defeito comum dessa linha de caixas da Microlab.
Muitos técnicos desistem de arrumar esse equipamento por ele ser de baixo custo (eu mesmo recuso esse tipo de equipamento para conserto), ou para não "perder tempo", adaptam outra fonte no lugar, isso quando acham...

Abaixo está a fonte, circuito causador do problema...


Pelo código, posso deduzir que essa fonte é usada em vários modelos da Microlab


O problema dessa fonte foi gerado pelo driver PWM, a entrada VCC entra em curto com o GND quando é energizado. Identifiquei qual chip é pelo código JEDEC, mas não achei nem fora do Brasil para comprá-lo...
A solução foi caçar um similar e adaptar o circuito, e ainda bem que o achei no mercado nacional.

Funcionou muito bem, +15V e -15V livres de ruído e sem perda com carga. 

O antigo dono na tentativa de arrumar a fonte, fuçou nela inteira... 

Placa de entrada e pré amplificador.


Placa do circuito amplificador de saída. O manual informa a potência máxima de 48W RMS, mas olhando o datasheet do TDA7265, sabemos que rende na realidade uns 20W RMS no máximo.


Detalhe para a plaquinha abaixo do alto-falante, ali está o potenciômetro de volume.


Alto-falante e tweeter.


Parte traseira da caixa slave, passiva que compõe o par. 


Parte traseira da caixa master, onde situa-se a eletrônica.


Detalhe para o painel.


Caixas com as proteções dos speakers.


Visão traseira das duas juntas.

Para quem chegou nessa postagem atrás do código desse componente, ou quer consertar uma caixa dessa. Assistam o vídeo abaixo:



segunda-feira, 4 de março de 2019

Caixa Ativa Frahm PS 10A BT

Caixa Ativa Frahm PS 10A BT, cliente informou que não estava ligando nem no 127V, e nem no 220V.

Painel desmontado da caixa.


Fotos da estrutura interna.



Módulo USB/FM/Bluetooth.


Visão inferior da placa principal.


Placa da fonte, origem do defeito mencionado pelo cliente.


Mais detalhes.



Visão interna da caixa.


Detalhe para o Tweeter.


Manutenção pronta. Visão frontal da caixa.


Visão traseira com o painel montado.


Assistência Técnica de caixa ativa.